Hoje em dia, em razão da facilidade do financiamento de imóveis, o sonho da casa própria tornou-se realidade para muitos brasileiros. Mas afinal, o imóvel financiado é realmente seu?
O que poucas pessoas sabem, é que 99% dos financiamentos no Brasil possuem como garantia a Alienação Fiduciária de Coisa Imóvel, em razão da facilidade desse sistema, já que a lei prevê uma execução mais rápida e menos burocrática caso o devedor não pague as parcelas que estão no contrato.
Porém, como o imóvel será dado em garantia, a propriedade também será transferida para o credor, que na maioria das vezes é o banco, contudo nada impede de ser entre particulares.
E, se tudo der certo, somente após a quitação de TODAS as parcelas a propriedade volta para o devedor. Ou seja, o imóvel somente será seu após o pagamento de todas as parcelas!
E se não ocorrer o pagamento de todas as parcelas? A propriedade vai se consolidar para o credor, quer dizer que o imóvel é do banco se você não cumprir com o contrato, já que o imóvel irá para leilão.
Mas eu já paguei quase todas as parcelas, será que consigo a devolução de parte do dinheiro? Haverá a devolução de valores exclusivamente se o lance no leilão for superior a esses patamares, caso seja inferior, não há devolução e o comprador “perderá” todos os valores pagos!
Desse modo, esse tipo de financiamento facilitou muito a aquisição de imóveis no Brasil. Todavia, todo cuidado é pouco.

Ficou com alguma dúvida? Preencha os campos abaixo e a nossa equipe em breve vai entrar em contato com você.